10 mil crianças nasceram na clínica da Dra. Laura Seixas

Entre 1965 e 1988, mais de 10 mil bebés nasceram na Casa de Natividade São Gonçalo de Lagos, no Barreiro. Saiba mais, neste Blog, sobre a cidade e a médica que ajudou a nascer todas estas crianças.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

ÚLTIMO BEBÉ NASCEU HÁ 20 ANOS


26 de Junho de 1988. Passam hoje precisamente 20 anos da data de nascimento do último bebé na clínica da Dra. Laura Seixas. Um rapaz. Após 23 anos de dedicação às parturientes na sua maternidade no Barreiro, Laura Seixas ainda exerceu medicina no consultório até ao início dos anos 90. Depois continuou a seguir de perto a actividade da sua casa de saúde que passou a ser administrada por uma sociedade de médicos. Ao todo nasceram mais de 10 mil crianças na clínica da Dra. Laura Seixas no Barreiro.

8 comentários:

  1. Eu nasci pelas mãos da Dra Laura Seixas na antiga clinica na Elias Garcia, a 26 de Novembro de 1969. Curiosamente uns anos mais tarde (poucos) andei no colégio do pai da Dra Laura Seixas na mesma rua.

    Gostei de encontrar este blog dedicado à mulher que me ajudou a nascer.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedra Filosofal.
    Obrigado pelo comentário. Este Blog serve justamente para dar a conhecer aos bebés daquele tempo como era a médica que os ajudou a nascer, como era a clínica, etc. Infelizmente não tenho nenhuma foto das primeiras instalações na Rua Elias Garcia. Tenciono em breve colocar imagens do colégio barreirense, fundado pelo meu avô nos anos 30. Eu também lá andei até à terceira classe.

    ResponderEliminar
  3. é curioso que eu tambem andei no colégio barreirense só até à terceira classe. Com uma professora que me marcou para o resto da vida, a professora Rogélia.

    Dificilmente terei fotos das instalações da maternidade da Elias Garcia. Mas vou procurar...

    ResponderEliminar
  4. O nome da professora é Rogéria. Lembro-me perfeitamente dela. Primeiro nas instalações da Elias garcia e depois no Luso.
    Quanto às fotos da Clínica da Rua Elias Garcia toda a ajuda para as encontrar é bem vinda. Gostava muito de as publicar neste blog.

    ResponderEliminar
  5. Sim, era Rogéria. Enganei-me a escrever :-)
    Quando o colégio se mudou para o Luso eu sai para a escola 6. Acho que foi uma das piores coisas que me aconteceu, porque estava muito ligada ao colégio, à professora e aos meus colegas da sala. Afinal tinha entrado para o colégio para a pré-primaria. Ainda me lembro do recreio, da sala de aulas e de como adorava lá estar. Tive um desgosto bem grande nessa altura.

    Não prometo nada acerca das fotos, mas vou perguntar à minha mãe e ao resto da família se tem alguma coisa.

    ResponderEliminar
  6. Olá Pedra Filosofal,

    Tens toda a razão. Naquela altura eu tinha 5 ou 6 anos e consigo lembrar-me do recreio do colégio da Elias Garcia. Era grande e perfeito para as brincadeiras. Se tiveres fotos do colégio também serão bem vindas para este blog.

    ResponderEliminar
  7. Ora bem, na sequência das nossas conversas fiz referência à Dra Laura Seixas em dois sítios.. convido-o a ir visitar os links abaixo. Apareceu mais uma parturiente...

    http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=47438

    http://stoneartportugal.blogspot.com/2008/08/14135.html

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de conhecer estes dois links. Se quiser publicar um pequeno texto neste blog sobre o seu nascimento e a passagem da sua mãe pela clínica da Dra Laura Seixas é só "apitar".

    Abraço

    ResponderEliminar