10 mil crianças nasceram na clínica da Dra. Laura Seixas

Entre 1965 e 1988, mais de 10 mil bebés nasceram na Casa de Natividade São Gonçalo de Lagos, no Barreiro. Saiba mais, neste Blog, sobre a cidade e a médica que ajudou a nascer todas estas crianças.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

UM TESTEMUNHO

Entre 1965 e 1988, tive o privilégio de conhecer e trabalhar com a Sr.ª Doutora Maria Laura Cabrita Seixas. Desses anos, marcados inicialmente por convulsões políticas e sociais que viriam a culminar no 25 de Abril, recordo o exercício pleno da profissão de enfermeira e sobretudo de mulher adulta que então me tornei. Tanto para a formação de mulher como para o exercício de enfermeira, muito contribuiu o exemplo humano e profissional da Dra Maria Laura Cabrita Seixas. Talvez tudo isso se devesse à responsabilidade imensa e ao privilégio humano que é o de ser responsável por tantas vidas e, ao mesmo tempo, possuir o distanciamento suficiente para todas serem consideradas.
A Sr.ª Dr.ª Maria Laura Cabrita Seixas mostrou-me que se o nascimento é certamente um dos mistérios da vida, é também um dos dois factos mais comuns da existência, tal como a morte. À medida que vou envelhecendo e que vejo os meus filhos e as minhas netas ou minha mãe que ainda vive, lembro-me muitas vezes da Sr.ª Dr.ª e das coisas que, mesmo sem querer ou pretender, me ensinou.

Enfermeira Maria Alcina Alves

2 comentários:

  1. tambem tive o previlegio de ter tido os meus filhos.na clinica da Dra.Laura Seixas..
    minha filha nasceu em 1972 e o filho 1974...
    sendo muito jovem..tive umm grande apoio da Dra..Laura Seixas...
    sempre foi uma pessoa maravilhosa...
    por isso estou-lhe eternamnete grata
    carmina abrantes

    ResponderEliminar
  2. Olá Carmina,

    Obrigado pelo seu comentário.
    Sempre achei extraordinária a proximidade entre as parturientes e a minha mãe. Muitas pediam-lhe que fosse madrinha dos seus filhos. Ela aceitava sempre e muitas bebés foram baptizadas com o seu nome. Laura.

    ResponderEliminar